Drenagem Linfática

Drenagem linfática é uma técnica que tem o objetivo de estimular o sistema linfático, uma rede de vasos que leva o excesso de fluidos dos tecidos e órgãos para o resto do corpo, a trabalhar de forma mais adequada.

Como o processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso que o da saída, há um excesso de líquido entre as células que é absorvido pelos capilares linfáticos. Assim, o procedimento de drenagem tem efeito parecido com bombeamento fisiológico, aumenta a oxigenação dos tecidos, a absorção de nutrientes e favorece a eliminação de toxinas.

Além disso, o método possibilita maior hidratação e nutrição celular, rapidez na cicatrização de um ferimento, reabsorção mais rápida de hematomas, diminuição do inchaço melhora da celulite, da circulação e ainda atua, discretamente, no combate à gordura localizada.

Porém, isso não significa que há emagrecimento, apenas redução de medidas por conta da diminuição de inchaço e eliminação de toxinas do corpo.

Indicações e contraindicações

A drenagem linfática pode ser feita nos casos de edema no período de gestação ou tensão pré-menstrual, tratamento pré e pós-cirurgia plástica, após lipoaspiração, quando há cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxar pessoas tensas, entre outros.

Não é recomendada para indivíduos com infecções agudas, câncer diagnosticado e ativos, com insuficiência cardíaca, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica e febre.

Como é feito?

A drenagem linfática é um método específico de massagem e pode ser feita de duas formas:

Manual: considerada mais eficiente, pois são necessárias manobras suaves, lentas e rítmicas, obedecendo o trajeto do sistema linfático superficial. Deve ser realizada por profissionais habilitados para que não haja lesão nos capilares linfáticos;

Mecânica: o procedimento de drenagem pode ser feito com a ajuda de aparelhos da edermologia, com mecanismos de vácuo e rolamento.

O tratamento deve ser feito de forma regular para que os resultados sejam satisfatórios. A repetição é importante, pois, se interrompido, a retenção de líquidos pode voltar.

Resultados

Benefícios, como a melhora do inchaço, podem ser sentidos imediatamente após o procedimento. Em outros casos mais avançados, são necessárias algumas sessões para visualização dos resultados. Para celulite, por exemplo, dependem também de mudanças de hábitos, como alimentação balanceada, parar de fumar e evitar estresse.