Com o intuito de emagrecer, muitas pessoas buscam por dietas milagrosas e sem orientação podem ter resultados pouco duráveis e complicações sérias para o organismo.
Dietas mais restritivas podem ser uma alternativa quando indicadas e acompanhadas por um especialista, para evitar a perda de massa magra que pode causar flacidez, ou a falta de nutrientes que pode gerar queda de imunidade e mal estar geral.
Para evitar o famoso efeito sanfona, é importante seguir e manter uma reeducação alimentar, para que o corpo crie uma nova memória metabólica e mantenha o peso magro.
Emagrecer prezando pela saúde é a maneira mais eficiente para se obter o corpo desejado, o que envolve alimentação regrada, exercícios físicos e avaliação do metabolismo.
– Faça exercícios físicos regularmente
Atividades físicas aceleram o metabolismo e, mesmo após a prática dos exercícios, ele se mantém em alta, aumentando a queima de calorias durante e após os treinos.
– Coma verduras e legumes diariamente
Alimentos naturais possuem múltiplas vitaminas e minerais essenciais para o organismo, auxiliando-o a funcionar regularmente. A maioria desses alimentos também tem baixo teor de calorias, melhoram o metabolismo, a flora intestinal, e aumentam a sensação de saciedade.
– Beba muita água
Consumir pelo menos 2 litros de água no decorrer do dia também está relacionado à perda de peso saudável, já que hidrata e ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo, evitando retenção de líquidos. Vale ressaltar que, quando não há o hábito de se consumir água regularmente, é comum o corpo confundir sede com fome, levando a pessoa comer mais que o necessário.
– Faça substituições no cardápio
Para emagrecer não é preciso excluir definitivamente determinados itens do cardápio, mas sim moderá-los, ou melhor ainda, substituí-los por versões mais saudáveis.
Isso se aplica a carboidratos refinados, que podem ser trocados pelos integrais, proteínas ricas em gordura saturada, como carne vermelha por proteínas magras como peixes e grãos e gorduras boas, como azeite extra virgem e oleaginosas.