Você já deve ter notado que cada vez mais encontramos nas prateleiras de supermercados embalagens que dizem “Sem Glúten” e, consequentemente se perguntou se seria uma opção mais saudável.
Mas o que é o glúten?
O glúten é uma proteína natural encontrada em alimentos comuns de nossa rotina, como pães, bolos, e massas em geral, pois é derivado de cereais como trigo, centeio, aveia, malte e cevada.
Glúten engorda e faz mal?
Aproximadamente, 1 em cada 100 pessoas possuem alergia a esta proteína, o que é chamado de doença celíaca. Quando consumido por aqueles que possuem intolerância, que é uma alergia de reação tardia, os efeitos inflamatórios do glúten desencadeiam reações no sistema imunológico, ocasionando dificuldades digestivas, má absorção de nutrientes e, desordem de todo o funcionamento intestinal. Nestes casos, o recomendado é excluir por completo esta substância do cardápio.
E para quem não tem alergia ou intolerância? Eliminá-lo ajuda a emagrecer?
Os estudos científicos não mostram que o glúten está diretamente ligado a problemas como obesidade, mas diminuir seu consumo pode sim ajudar a emagrecer, porque o glúten categoricamente está presente em alimentos com alto nível de calorias e carboidratos e, uma vez que reduzam-se esses alimentos poderá haver redução de medidas.
Como consumi-lo na dieta?
Quem tem intolerância deve definitivamente cortar esta proteína do menu. Mas, se o objetivo é a perda de peso, é válido reduzir a frequência de carboidratos refinados e buscar o acompanhamento profissional.
Paula Vasconcelos